Veleiro
Fomos no Boatshow na última sexta. A feira não estava lá aquelas coisas. Como sempre muita ostentação, como o espaço dos desejos. Acho engraçado que muitos da área náutica reclamam que o mercado de barcos é um mercado de luxo, visto desta maneira pelo governo para taxar absurdamente o valor de venda dos barcos em um mercado que já não consegue crescer, apesar do imenso litoral que temos. Mas o que dizer de uma feira que em si já possui toda esta ostentação.
Realmente não dá para dissociar. Barcos com preços que pessoas comuns talvez nunca consigam ganhar em uma vida toda de trabalho. São coisas que não dá para entender. Com preços cada vez mais altos, nem mesmo os brasileiros querem viajar para conhecer seu país. Preferem ir para o exterior. .. Eu mesma fiquei abismada com os preços na Inglaterra, muito menores que os daqui e olha que estamos falando de libras.
Este cenário todo é muito desanimador. Parece mesmo que as coisas não vão melhorar, inclusive o contrário. Pois ainda está tramitando no congresso a lei que estabelece a cobrança de IPVA para barcos, quee dizer, para um mercado que já não é atrativo por causa dos preços abusivos, vai ficar ainda pior. Se você tem um barco de 500k vai ter que pagar 20k todo ano? Esta conta só a população que paga. Pior ainda a classe média que ve cada vez mais seu poder aquisitivo diminuído. Vamos lá agora cobrar imposto do vento, pois este é o combustível dos veleiros. Não faz todo sentido?
Que isto seja seja apenas mais um desafio e nunca um obstáculo para a realização dos seus sonhos.
ResponderExcluir