Limpando o fundo

Na vida a bordo nem tudo são flores, e há muito serviço a ser feito. Engana-se você ao pensar que entrar nesta água fria ao menos uma vez ao mês é excelente para a alma e muito divertido! De fato não é...

O barco na água, apesar de ter uma tinta de fundo venenosa, cujo objetivo é não permitir que as cracas (aquelas conchas que vemos nas pedras que ficam na água, sabe?) grudem em seu barco. A tinta tem um período de validade (segundo o fabricante apenas 1 ano, mas na prática dependendo da qualidade pode durar de 02 a 03 anos...), e com o passar do tempo, vai perdendo sua eficácia, o que significa que a freqüência com que o fundo deve ser limpo aumenta!
As cracas adoram superfícies duras e rochosas, e ao ver seu lindo barquinho adora se instalar nele!
Tudo começa com algumas algas, verdes, peludas, parece uma grama, que se instalam em seu barco.  As cracas vem na carona também e depois os crios e camarões minúsculos, e os peixes que adoram estes pequenos animais de se aconhegaram, e o circo está montado, quase uma verdadeira floresta embaixo do seu barco!
Se deixar por muito tempo desta maneira se instalam de uma maneira que é difícil remover além disso a performance do barco poderá ser diminuida, ela gruda nos hélices, pode grudar no eixo do hélice, faz você gastar mais diesel, faz o barco ter um arrasto muito maior! Parece brincadeira mas não é!! A performance diminui muito mesmo, é realmente impressionante.

Entendido o cenário, o resultado é sempre estar atento e limpar o fundo do barco, mergulhando, obviamente. E quando se mergulha na fauna que se criou embaixo do seu barco você consegue ver peixes, camarões e quando sai da água tem tanto bicho em você que é impressionante! Por isso o André sempre mergulha com roupa de mergulho, pois tem que tomar cuidado até para não entrar no ouvido!!!

Ouvimos histórias por aí de pessoas peludas (tipo Tony Ramos) que mergulham sem roupa e demoram 1 semana para tirar todos os bichos dos pelos hehe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela