Lagunas Escondidas de Baltinache

Acordamos cedo para este incrível passeio para as Lagunas Escondidas. Realizamos este passeio com a agência FlaviaBia Expediciones (site: www.flaviabiaexpediciones.com).
O guia já realiza a busca no hotel onde você estiver, e como estávamos na agência, fomos os primeiros!
Na primeira parte do passeio fomos até a micro,
... um ônibus no meio do deserto “bus into the wild”, que remete ao filme Natureza Selvagem. O cenário é paradisíaco, com a Cordilheira de Domeyko ao fundo e em pleno deserto.





Ficamos sabendo da história do motivo de ter as minas de sal, localizadas nesta região, o que realmente é muito interessante. As condições climáticas normais: os ventos, sempre transportam sais, e quando chove ocorre a volta de todo este sal para o mar, entretanto, como no deserto não chove, e também pelo motivo desta região estar entre duas cordilheiras, a dos Andes e a de Domeyko, este sal não pôde retornar ao mar ficando confinado. Milhares de anos se passam, e grãos de sal, se tornam grandes quantidades sais nestas regiões, que com o passar do tempo se transformam em cristais! Ou seja, diferente, do que muito gente imagina, o deserto que tem altas concentrações, não foi mar no passado.

No mar sempre ouvimos barulhos, seja do vento, dos pássaros, dos peixes que batem no casco, dos peixes que saltam da água, da água passando através do barco, da chuva, das ondas, e você aprende a estar em contato com a natureza e reconhecer estes sons. Fiquei surpresa ao descobrir que também o deserto, mesmo sem ter muitos animais e sem chuva e água correndo, tem os seus sons característicos, como o dos sais e cristais estralando na montanha, era como se a montanha emitisse seus próprios sons naquela imensidão tamanha. O contato com a natureza é realmente impressionante!

E é claro que não podia deixar de tirar fotos de nós mesmos!


Sentamos ao lado do ônibus e tomamos um belo café da manhã! Com direito a pão baguete da Franchuteria, que é uma delícia! Geléias, capuccino, suco de framboesa, bolos, barrinhas de cereais caseira (uma delícia), chás, e muitas outras coisas!

Depois disso partimos para as Lagunas Escondidas.
As Lagoas Escondidas de Baltinache são um conjunto de sete lagoas salgadas localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko. Elas são cristalinas, com diferentes profundidades e variam de tonalidade de azul. As propriedades salinas são equivalentes às da Lagoa Cejar e a concentração de sal cerca de oito vezes maior a do Mar Morto, proporciona aos visitantes uma experiência inesquecível de flutuar. A temperatura da água é de cerca de 18 graus.


E é claro, que não entramos na água, pois estava bem fria!!! Na volta do passeio das Lagoas, nos esperava uma mesa de almoço especialmente preparada pelo nosso guia!
Tinha strogonofe de frango e legumes, vinho, espumantes, cervejas, e uma sobremesa deliciosa! Fazer estes passeios realmente deixa você um pouco mimado risos, se sentindo VIP no Atacama.  E o melhor de tudo é que estes dois lugares que visitamos não havia mais ninguém além de nós.
Foi uma experiência única e impressionante!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela