Circulação da Agua do Motor VW Control e troca de suporte do chiller

Você alguma vez já se perguntou como é que a água circula dentro do seu motor VW Control Diesel? Qual o sentido que a água vai? Onde está conectado o nosso chiller?
Bem, o André me explicou tudinho!!
O desenho abaixo ilustra todo o fluxo de água do nosso motor:


Aliás, o desenho foi também ele que fez 😍

A água basicamente circula para dentro do motor com o objetivo de resfriar o óleo do motor (sentido 3-2). Possui uma saída para o sistema de arrefecimento sentido 2-1 (no nosso caso a mufla), para que possa ser resfriada e depois ela retorna para o motor sentido 1-3 (no desenho o fluxo azul), puxada pela bomba d'água. Este é o sistema principal.
Há ainda uma conexão no sentido 2-4 que é chamada de Heater Core, que nos carros a gasolina é responsável pelo aquecimento, para alguns veleiros é onde o boiler se conecta, e no nosso caso é onde está conectado o chiller.
Todos os motores tem esta saída para o sistema de Heater Core, mas algumas vezes, ela pode não estar sendo utilizada, está fechada por exemplo, portanto, se hoje seu veleiro não tem nenhum sistema de aquecimento de água, você pode utilizar este sistema, inserindo as mangueiras e conexões necessárias.

A válvula termostática quando a temperatura está abaixo da ideal, deixa a água circulando apenas pelo motor, sem passar pelo sistema de arrefecimento, ela é acionada quando alcança a temperatura de 80oC, no nosso caso. Esta válvula realiza o controle da temperatura, abrindo e fechando o circuito quando necessário. Assim, o motor funciona mantendo sempre a sua temperatura ideal de operação que varia entre 80oC e 90oC.
Por isso um motor sem a válvula termostática, deixará a água sempre circular pelo sistema de arrefecimento, deixando a temperatura de operação do motor mais baixa. Não recomendamos este tipo de configuração, pois o motor à diesel foi feito para trabalhar em sua temperatura ideal, e poderá causar danos ao sistema.

Agora voltando às vacas magras, trocamos o suporte do nosso chiller, pois estávamos usando uma fita de aço galvanizado que já estava enferrujando tudo.

😖é… eu sei…
Mas olhando bem... Depois de 3,5 anos de uso, até que não está tão ruim assim...

Mas o André comprou uns perfis de alumínio e montou este suporte que ficou realmente um trabalho bonito. Foi totalmente feito na Tinkerbell! 
Nesta foto estão apenas os suportes prontos:

Aqui estão os suportes já no chiller:

E aqui dá para ver ele instalado:
Agora sim!! Ficou demais!! 😊

Ah sim, para quem está se perguntando, o chiller está instalado atrás da pia da cozinha, do ladinho do motor.
Já sobre o fluxo de água dentro do chiller, o mais importante é saber se a velocidade do fluxo de água, passando a 80oC, terá tempo o suficiente de esquentar a água do chuveiro que está passando intercalado às placas. O nosso chiller é de 40 placas e é mais do que o suficiente para esquentar bem a água, enquanto o motor fica ligado.

Aliás, alguém também acha que nosso motor Control parece um polvo de tantas mangueiras que tem? Pois é, eu também acho!!

Um item muito importante quando se abre o sistema de água, é não deixar entrar bolha de ar. Pois ela não permitirá que o sistema de Heater Core faça o aquecimento de maneira adequada (sim isso mesmo, tudo isso, e no fim seu chuveiro não sai água quente!).

Por hoje é só pessoal! Depois voltaremos com mais alguns reparos feitos no nosso motor.

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