Reparo no alternador Motor AP VW (Control)

Ao ligar o motor, detectamos que o alternador havia parado de funcionar através dos seguintes indícios:
No painel do motor:
O sensor do alternador não desligou
O buzzer não parava de tocar
O tacômetro estava desligado
E por fim a bateria não estava carregando.
Agora que estávamos quase conseguindo que o motor ficasse redondo (kkk sei sei, estas pessoas que gostam de ficar se enganando).

Há diversos motivos pelo qual um alternador pode parar de funcionar (parar de carregar a bateria) e analisamos cada um deles:

Mal Contato 
Um dos problemas que pode ocorrer é mal contato, em um ambiente rústico, onde há trepidação em alta frequência, é natural pensar que alguma coisa saiu do lugar ou não está bem conectada. 
Aliás, é boa prática revisar as conexões dos fio com o alternador a cada 100 horas de motor.
Checamos toda a fiação e verificamos toda a continuidade. Estava tudo ok. 

Escovas / Bobinas: 
É boa prática trocar as escovas e rolamentos a cada 3.000 horas de motor. Nós já havíamos feito a manutenção do nosso alternador e checagem dele 3 anos atrás. É muito difícil as escovas darem problema, então fomos para o tópico seguinte.

ALTERNADOR
Para os testes realizados a seguinte será necessário um multímetro.

Teste da saída do alternador
O primeiro teste a ser realizado para checar se o problema é o alternador consiste em realizar a medida nos terminais de tensão da bateria, com o motor desligado e com o motor ligado.
A tensão medida após ligar o motor deve ser maior (pelo menos 1 volt) do que a tensão medida quando o motor estava desligado.
Exemplo:
Saída do Alternador OK:
Tensão medida nos terminais da bateria com o motor desligado: 12,4V
Tensão medida nos terminais da bateria com o motor ligado: 13,7V

Saída do Alternador com problemas:
Tensão medida nos terminais da bateria com o motor desligado: 12,4V
Tensão medida nos terminais da bateria com o motor ligado: 12,6V

Neste caso será necessário medir nos terminais de alimentação do alternador, se a medida nestes terminais for em torno 13,7v então o alternador está OK, se for 12,6V, o alternador está com problemas.
Continuando com os testes, com o motor ligado e o alternador funcionando na carga total, a medida nos terminais do alternador deve girar em torno de 14,2 a 14,4 volts. Uma tensão menor do que esta irá resultar em descarregamento crônico da bateria, um dos problemas que pode causar isso é a resistência dos cabos que está inadequada ou algum problema nos diodos que estão causando uma queda de tensão.

No nosso caso o alternador não estava alterando a tensão, ou seja, medimos a tensão na bateria com o motor desligado e com o motor ligado e ela não alterou.

Próximo item então:

Falhas no Regulador: 
Se a tensão medida no regulador foi maior do que 14,4V, o regulador está com problemas.
Como não medimos a alteração de tensão quando o motor estava ligado, não pudemos realizar este teste de regulador.

Induzido:
Para o alternador funcionar ele precisa ser excitado com uma corrente temporária da bateria. Normalmente a lâmpada de aviso no painel do motor faz parte deste circuito de excitação, por isso ela acende quando o alternador está desligado (e o motor está ligado), alertando sobre o correto funcionamento do induzido e apaga quando o alternador está gerando a sua própria alimentação.

Placa Retificadora: 
Pela lei de Murphy o defeito sempre está onde você procura por último (Mesmo porque depois de encontrar você para de procurar, mas tinha que ser o último da lista?)
Por fim, temos a placa retificadora, que para checar foi necessário retirar o alternador do motor. 

Vamos lá ao circuito da placa retificadora de um alternador:


Abrindo o alternador:

Placa Retificadora:


Para testar o circuito, começamos por medir cada um dos diodos. Os multímetros digitais, normalmente tem uma função que mede diodo, se você não tiver um multímetro que mede esta função, ainda sim é possível medir, colocando o multímetro em um fundo de escala de resistência alta.
A medida tem que ser feita em ambos terminais do diodo, em um sentido a medida deverá ser circuito fechado resistência zero e no outro sentido deve ser circuito aberto.
Conecte o multímetro no Terra (na casca) e em um terminal do diodo, e depois no outro terminal.

Medindo os diodos:

Após medir cada um dos diodos verificamos que um deles, estava em curto… ora ora, achamos finalmente! Pois o diodo em vermelho, mostrado abaixo estava em curto, ou seja fechado em ambos os lados.


E agora? Bem, estes diodos são prensados, e não imagino o trabalho que seria para tirar ele e substituir que custa R$ 40,00 versus uma placa nova que custa R$ 98,00…
Compramos uma placa nova, modelo equivalente ao que temos (GA-1633), da marca IKRO. Aproveitamos a deixa e compramos também um regulador novo, equivalente ao nosso GA032, da Bosch.
 
Substituindo a placa retificadora:


Substituímos também nosso regulador:


Após a substituição da placa, montamos o alternador novamente agora a hora da verdade!
Liguei o motor e voalá! Tudo funcionando novamente!

Mais um aprendizado sobre o motor, saber como funciona seu alternador.

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