A novela da minha habilitação de arrais amador

Para ter permissão de conduzir uma embarcação, assim como conduzir um veículo automotivo, é preciso ter uma carteira de habilitação.
Também no mundo náutico são alguns níveis de carteira habilitação que existem:
- Arrais Amador: Permite conduzir uma embarcação nos limites de navegação interior
- Mestre Amador: Permite conduzir uma embarcação nos limites de navegação costeira (até 200 milhas da costa) entre portos nacionais e internacionais.
- Capitão Amador: Permite conduzir uma embarcação em portos nacionais ou internacionais sem limite de afastamento da costa.
Cada uma das habilitações, exigem conhecimentos específicos, que são os conhecimentos utilizados para estes 3 tipos de navegação e você só pode tirar uma carteira de mestre, por exemplo, se já tiver a de arrais, ou seja, os conhecimentos são cumulativos.

Os conhecimentos exigidos para o Arrais englobam basicamente:
- Luzes de navegação
- Sistemas de balizamento
- Manobras de embarcação (atracar, desatracar, pegar bóia, fundear)
- Conhecimento de regras de tráfego no mar
- Noções de comunicação
Além de noções de sobrevivência, segurança, combate a incêndios e primeiros socorros.
São conhecimentos válidos e muito importantes para este tipo de navegação.

Pois bem. Desde 2012 a Marinha exige que se faça aula em escolas por ela credenciadas, de 06 horas embarcadas, cujo principal objetivo desta aula é ter conhecimento sobre uma embarcação, como atracar, desatracar, pegar a bóia, fundear, e por aí vai. Acho super válido, pois o que vemos por aí, é muita irresponsabilidade de pessoas que conduzem uma embarcação sem seguir as regras, podendo ocasionar graves acidentes.

Esta aula de arrais eu fiz em Novembro/2016 na escola Azimuth em Ilhabela e meu instrutor foi nada menos que o Sérgio Amaro Gomes, velejador e escritor do livro "O melhor ano de nossas vidas" e que acabou se tornando nosso amigo e somos muito gratos pela imensa ajuda que ele tem nos dado em nossa estada na Ilhabela (tenho até um livro autografado, mas esta história fica para depois).
Fiz a aula no veleiro dele, o Flyer, o que para mim foi excelente, eu nem imaginaria que a aula seria em um veleiro! Enfim, aprendi diversas coisas, e o curso foi realmente muito produtivo.

Após ter estudado o material, resolvi que era hora de fazer a prova. Liguei para a Capitania dos Portos em Paraty e perguntei o que era necessário para realizar a inscrição. Paguei a taxa, separei os documentos. Fui até lá em meados de Dezembro/2016 e vou transcrever o que ocorreu:
Ao chegar, a pessoa que estava lá trabalhando perguntou o que eu queria, respondi: Vim realizar a inscrição para a prova de arrais!
- OK, Por favor aguarde um instante, pode sentar ali.
- Obrigada!
Enquanto isso esta mesma pessoa estava conversando com outra pessoa sobre alguns assuntos pessoais, ah antena que vou instalar lá em casa, ah sim, e blá blá.
Alguns minutos depois (uns 20 e estava um calor escaldante e era quase perto do meio dia).
Esta mesma pessoa me pediu para sentar no assento em frente a ela, e eu disse, quero fazer inscrição. E ele responde, ah, não tem mais vagas, está fechado para este ano... (Podia ter falado assim que eu cheguei não????)
E eu disse: ah, bem, não tem problema, podemos fazer para o ano que vem então.
- Ah mas não dá.
- Como assim não dá?
- Para as provas do ano que vem, só pode fazer inscrição ao ano que vem...
- Mas eu liguei no telefone e perguntei...
- Mas não dá
- OK, e ano que vem quando??
- Ano que vem em Janeiro
- Mas que dia?
- ahh vem depois de umas 2 semanas, depois do dia 15...
Nem preciso dizer a decepção...

Bem, resolvi que iria fazer a prova em São Sebastião, já que nossos planos eram ir para Ilhabela.
No final de Abril, separei toda a documentação, imprimi uma nova GRU, paguei novamente os R$ 40,00 imprimi tudo novamente e fui até São Sebastião realizar a inscrição.
Quando o marinheiro me atendeu olhou para o meu atestado de curso, e viu que era da escola Azimuth, ele não fez uma cara boa... e chamou o chefe dele... Pelo que entendi, a escola havia perdido a autorização para dar aulas e por isso não queriam aceitar o meu atestado.
O chefe dele virou para mim e disse: Nós só podemos aceitar se tiver o email (parece que dentre os procedimentos, é necessário enviar um email dizendo que o aluno foi fazer aula), e ele entrou lá para dentro, para verificar. Pediu para que eu aguardasse...
Saiu com um papel na mão, com o email impresso... Dizendo que o email tinha sido mandado errado, que eu tinha que voltar na escola e pedir o email...
Bem, sinceramente fiquei um pouco confusa, pois antes de realizar a prova eu chequei no site da marinha se a escola estava credenciada, e estava. Se ela perdeu o credenciamento depois, isso não tem nada a ver com o aluno...
Além disso, ele (o chefe) ficou me perguntando se eu realmente fiz a aula, ao que respondi até um pouco ofendida que era óbvio que sim... Afinal de contas tinha até o atestado em mãos... Sabemos dos problemas no Brasil, de pessoas que falsificam atestados, que tentam burlar tudo, é realmente triste que as pessoas chegam a duvidar de sua honestidade...

Voltei até a Ilhabela e fui na escola verificar o que poderia ser feito e eles me explicaram, que o email foi enviado sim, e me deram uma cópia do mesmo email que o chefe havia impresso... E que era claro que o atestado não estava escaneado, porque este email é enviado antes do aluno fazer a prova, é um aviso de que o aluno irá fazer a prova e só depois que o aluno fazer a prova e assinar a lista de presença é que os documentos são encaminhados para a Marinha... ou seja, estava tudo correto... a Marinha tinha em seus arquivos o comprovante de que eu havia feito o curso com a minha assinatura lá, bastava verificar os arquivos.

Voltei novamente na Marinha, com o email e o discurso preparados, e quando entreguei ao mesmo marinheiro que me atendeu, ele nem pestanejou e nem chamou seu superior, e já começou a dar encaminhamento no processo, mas o chefe dele, por acaso estava passando ali e veio falar comigo... Mostrei o email e o marinheiro disse que estava tudo OK e antes que o chefe pudesse dizer algo, o marinheiro já foi explicando que estava certo e que as outras pessoas listadas naquele email já haviam feito a prova, e que o arquivo original estava arquivado no processo. O André já achando que o chefe queria encrespar de novo, já chegou com os 2 pés no peito, dizendo que não fazia sentido, que morávamos embarcados e eu pedi para ele ter calma, pois já estava tudo certo rss

Data da prova 30/05/2017

Mas ainda não acabou... No dia da prova cheguei lá na marinha e encontrei o Voka e Rosanne do Darwin (eles iriam também fazer prova no mesmo dia!!) e quando entramos para fazer a prova, o marinheiro responsável por ministrar a prova aquele dia, era novo na atividade de ministrar a prova... e eu diria até um pouco confuso... Os computadores não estavam preparados, e tivemos que esperar bastante tempo até que tudo estivesse OK para começarmos a prova!
Alguns computadores deram pau e algumas pessoas tiveram que fazer a prova em papel, e teve até prova que não tinha...
Na hora de ir embora eu tinha que assinar na lista com meu nome e a nota que eu tirei e quando ele preencheu, acabou preenchendo no nome errado! Tive que avisá-lo e ele corrigiu na hora...
Enfim, foi tudo bem, tirei 9 (de 10) :) e fiquei toda contente!

Apenas após 1 mês, minha carteira ficou pronta, isto porque o marinheiro responsável por imprimir as carteiras tinha pegado catapora e ficou uma semana de licença!
Mas enfim, deu tudo certo e já estou habilitada e com a carteira em mãos!

Agora estudar para a segunda etapa: a prova de mestre!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela