Dartmoor

Sábado é dia de passear e lá fomos nós com a excursão da escola para o Parque Nacional de Dartmoor. Dartmoor é uma moorland rs, quer dizer terra de charneca.... ou ainda terra de brejos... pantanos... enfim.... (isso foi o que disse o wikipedia). rs
Bem, é uma região vulcanica, cheia de granitos e uma região alta, que quando chove (todos os dias aqui), acumula água na superfície, fazendo realmente ficar quase um pantano em alguns lugares!! E vamos lá! muitas histórias para contar sobre este lugar!
Primeiro fomos até o ponto mais alto de Dartmoor para darmos uma olhada na paisagem e lá encontramos algumas surpresas, como um lago no meio das pedras:
Outra vista:
E uma vista de cima!
E é claro... montanhas... região alta... tempo fechando... garoa.... campo aberto... FRIOOOOOOOO
A vista seria melhor se não estivesse chovendo, mas deu para ver bastante coisa ainda sim!
E só para ter uma idéia de onde fomos e porque a minha perna está doendo hoje, é só olhar esta foto abaixo. Está vendo aquela montanha lá no fundo? Foi lá que nós fomos!
Depois de todo este exercício, tomamos o rumo e paramos por 5 minutos só para tirar uma foto de um lugar chamado Hound Tor que significa Pico do Cão de caça, pois as pedras fazem um uivo quando passam entre as pedras. Estas pedras são famosas pois serviram de inspiração para o Arthur Conan Doyle, para a história  chamada "O Cão dos Baskerville"
 E mais histórias vem por aí, e desta vez é a história da Kitty Jay, eu já tinha ouvido esta história no pub tour, nem lembro se eu já contei aqui, mas lá vai... Por volta de 1790, dizem, que teve uma menina de 17 anos, orfã, que trabalhava em uma casa de um fazendeiro em Dartmoor, bem, papo vai, papo vem, ela acabou ficando grávida do filho do fazendeiro. O fazendeiro ficou realmente muito bravo e disse que a culpa de tudo isso era de Kitty Jay e a expulsou da fazenda. Kitty Jay se sentiu realmente muito culpada e perdida, e se enforcou. Naquela época era costume enterrar as pessoas que cometeram suicidio em cruzamentos de estradas, uma vez que elas não podiam ser enterradas nas igrejas, talvez algo como lembrar a cruz, de algum modo...
Bem, no dia seguinte, misteriosamente apareceram flores frescas no túmulo de Kitty Jay e desde então, não houve um só dia que não tivesse flores frescas no túmulo. Um mistério, dizem... Muitas pessoas tentaram filmar a noite e ver o que acontecia, mas ninguém realmente conseguiu descobrir!
E aí está a foto do túmulo dela, com flores frescas, legal, não? rs
Faça chuva, faça sol, faça neve, e as flores estão sempre lá, fresquinhas!
Continuando a jornada fomos até um vilarejo dentro de Dartmoor, no vale, chamado WideCombe. Um lugar muito bonitinho, com uma história curiosa. Dizem que 7 amigos compraram um cavalo para ir na festa, só que eles beberam muito e na hora de ir embora ao invés de seguir pelo caminho normal, eles foram por cima da montanha, e o cavalo, é claro não aguentou e morreu... Bem, depois disso tem uma música de criança que conta esta história, um pouco bizarro na verdade...
Fomos para a igreja, que também tem sua história, obviamente, dizem que no ano de 1618 , estavam todos na igreja, orando e uma chuva torrencial caia lá fora. Um raio atingiu a torre da igreja e muitos puderam ver uma bola de fogo, algumas pessoas foram totalmente queimadas, mas suas roupas ficaram intactas, moedas dentro de bolsas derreteram, mas a bolsa continuou intacta. Esta história será um caso de combustão espontânea?
Bem, em 1786, escreveram a história e colocaram na parede, para que todos lembrassem do que o demonio é capaz de fazer e sempre orar pelo Senhor!!
Esta é igreja, por fora:

Depois disso fomos almoçar e desta vez experimentamos a Pasty, que parece uma fogazza talvez, mas é diferente, é típico da região da Cornuália e estava gostoso.
Depois disso experimentamos um sorvete, que o Paul fez a maior propaganda dizendo que era muito bom, feito por ali, e todos experimentamos.
Depois desta parada, enquanto estávamos seguindo para o nosso próximo destino, encontramos uns pôneis selvagens pelo caminho e paramos para tirar fotos!!!
Próxima parada: a ponte mais antiga da Inglaterra! E tenho que dizer que ela é bem antiga mesmo, tanto que construíram outra no lugar dela, para os carros.
Ponte antiga:
Ponte nova:

Neste ponto o Paul contou uma das histórias que ele costuma contar no Pub Tour, das Hairy Hands, mas esta história fica para outro dia, mas o engraçado é que ele contou a história usando as luvas rss

Depois disso passamos em frente a uma prisão construída em 1809 e que funciona até hoje! Em uma cidade chamada Princetown, que é a cidade mais alta da Inglaterra, fica dentro do parque e a cidade, na verdade nasceu em função da prisão e tudo na cidade gira em torno da prisão, seja provendo suplementos, ou trabalhando para a prisão.
E por fim, paramos em uma cidade chamada Buckfast, que tem uma igreja, que também precisa de uma história rs:
Parte da história religiosa da Inglaterra, tem uma acontecimento muito crítico quando o rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica e criou sua própria igreja, e por isso houve uma destruição em massa de todas as igrejas católicas, e uma delas foi a de Buckfast.
No começo dos anos 1900, um monge vindo da França de barco, sofreu um naufrágio, mas miraculosamente sobreviveu e ele decidiu, com suas próprias mãos e 5 libras no bolso, reconstruir a Abadia de Buckfast, ele e mais 3 monges, reconstruiram a igreja, em um trabalho que durou 39 anos... O monge morreu apenas 1 ano após o término da construção da abadia, e olhem para o trabalho de uma vida!!

Depois disso fomos para casa, mas não sem antes comprar um vinho tônico feito pelos monges beneditinos rs.