Cozinhando a Bordo - Bolo Indiano

Eu costumo dizer que cozinhar no barco, ao menos quando se está ancorado, não é quase nada diferente de cozinhar em casa... Exceto que você tem apenas uma ou duas panelas e duas bocas de fogão (que nem cabe 2 panelas grandes...).
Claro, que devido a questões relacionadas à energia, também não é possível ter itens como batedeira e liquidificador (ao menos nós preferimos gastar a nossa energia na geladeira, para se ter uma água ou melhor ainda, uma cervejinha gelada).
Então a solução para a batedeira, é o jeito antigo, como nossas vós faziam: batedeira de mão:
Que além de não gastar energia, ainda faz um exercício!!

Mas vamos lá ao bolo indiano, cuja receita eu retirei de um site da internet. Ficou uma delícia!

Ingredientes do Bolo:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 colher (chá) de canela em pó
pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Obs: A receita original usa 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo, mas como eu nunca tenho açúcar mascavo...

Ingredientes do Recheio:
2 latas de leite condensado
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
100g de creme de leite
Para umedecer a massa: O que tiver, por exemplo guaraná, coca-cola... já usei até chá gelado rs
Para polvilhar o bolo: Canela em pó

Modo de fazer:
Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Sem parar de bater (aqui eu peço ajuda do André, porque não dá para fazer tudo com uma mão só!) siga adicionando o açúcar, a canela em pó, as gemas e óleo.
Eu dispenso a minha batedeira e acrescento a farinha de rosca e o fermento em pó e misture delicadamente.

Em uma forma redonda (eu usei a única que eu tenho que é de aro 24cm) untada e polvilhada com farinha de rosca despeje a massa.
Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 35 – 40 minutos.

Para o recheio/cobertura: Em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado, as gemas e o creme de leite. Misture em fogo baixo até dar o ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar.



Montagem: Desenforme o bolo. Corte ao meio usando uma faca grande. Coloque uma parte do bolo no prato de servir, regue com guaraná (se tiver), despeje metade do creme, a outra parte da massa, regue com guaraná e finalize com o restante do creme. Na superfície polvilhe canela.
No caso eu deixo dentro da forma mesmo, porque não dá para deixar ele solto por aí balançando no barco rs
Fica uma delícia, bolo fofinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela