A saga da troca dos coxins do motor e manutenção completa do motor Control

 Identificamos a necessidade de trocar os coxins do nosso motor. Simples fácil, só levantar o motor e trocar. Certo? Só que não…

Pesquisamos, analisamos, assistimos diversos vídeos de levantar o motor em veleiro. 

Compramos os coxins, moitão para elevação de carga, parafusos e tudo o mais necessário.

No entanto ao tirar um dos coxins do motor, seu estado estava lamentável:

Mas a notícia que tivemos é que nosso motor estava ajustado com chapinhas… Isso mesmo chapinhas… Como em sã consciência conseguiríamos trocar os coxins, que naturalmente estarão mais altos (já que não estão com a borracha desgastada) e ajustar com chapinha? A resposta é simples não faremos isso, mesmo porque já que vamos ter este baita trabalho, vamos fazer a coisa certa.


Começamos pela troca da base atual, pois além do coxim estar soldado na placa antiga, ela estava em péssimo estado:


Procuramos e procuramos uma chapa de aço inox para nossa substituição e não achamos uma chapa com a espessura que estávamos procurando, então tivemos que comprar 2 chapas de aço, mandar em um serralheiro para soldar 2 chapas em uma, furar, cortar, ajustar, abrir rosca para entrar o coxim. 

Esta chapa nós pintamos com epóxi e hammerite para prevenir corrosão.


Colocamos o coxim, cortamos a sobra, colocamos uma bucha no parafuso de cima do coxim, que tem uma base de reforço e nesta bucha acrescentamos a porca de ajuste dos coxins.  E o resultado é que tínhamos que baixar o berço em cerca de 30mm, para caber nosso novo kit:


Então vamos lá:

Desmontando o motor

Primeiro desmontamos todo o motor, tivemos que desconectar todas as conexões e para isso, primeiro esvaziamos toda a água de refrigeração e como nossa idéia também era trocar a junta do cárter, tiramos todo o óleo também. Montamos um checklist para não esquecer o que voltar no lugar depois:

  • Elétrica

    • 2 sensores pressão óleo 

    • 2 sensores pressão temperatura

    • cabo positivo motor de arranque

    • alternador

    • alimentação velas aquecedoras

    • 2 aterramentos frontais

    • solenoide bomba diesel

  • Hidráulica

    • mangueira água aquecimento 

    • mangueiras bomba d'agua

    • mangueira água salgada

    • mangueira água salgada reversor

  • Diesel

    • alimentação e retorno bomba diesel

  • Outros

    • escapamento 

    • cabo engate avante ré reversor

    • cabo acelerador


A desmontagem do motor durou um dia.


Subindo o motor

Após tudo preparado, cintas, caibro, cabos, moitão. 

Chegou a hora de subir o motor:



Subimos o motor com a ajuda do Ricardinho e colocamos ele no meio do salão em cima de um suporte que o Ricardinho nos emprestou que vem os motores Yanmar. Com 2 madeiras em cima dele.


A altura ficou boa, saiu água ainda para todo lado, mesmo depois de termos esgotado…


Baixando o berço

Começamos por cortar o berço na lateral para tirar o tamanho que precisávamos. 

E ao começar a recortar notamos que o suporte de aço estava totalmente corroído… Há males que vem para o bem! Tratamos de trocar também este suporte de aço do berço.


Depois de cortar e encher a Tinkerbell de pó, nós colocamos uma espuma para nivelar e servir de base para a fibra:




Colocamos o suporte de aço em cima de espuma e fibramos e depois lixamos e mais pó...

Passamos uma massa em cima da fibra para nivelar e só depois pintamos com gelcoat. 

Acho que vai ter pó até uma segunda geração da Tinkerbelll…

Bem, primeira parte do serviço feito.

O motor já estava no meio do salão umas 2 semanas e já estava nos tirando do sério, mas enfim, depois que o gelcoat secou, colocamos o motor no lugar (mesmo antes de furar e ajustar, porque ninguém é de ferro)


Já que….


Bem, já que o motor estava fora, aproveitamos para realizar mais alguns reparos.


Reparo no disco de torção

O disco de torção estava fazendo um barulho e resolvemos verificar e identificamos que a mola não estava muito boa. Como sempre procuramos por reparo mas não conseguimos encontrar, no entanto, ao visitar uma loja em Angra dos Reis, uma encontro fortuito, com uma pessoa que estava apenas observando nossa busca, comentou que ele usa silicone para reparar estes discos de torção e que o resultado é muito! Caramba! Que idéia boa!

E lá vamos nós reparar!

Ficou realmente muito bom!


Pintando motor de arranque

Aproveitando o ensejo e a tinta que já tinhamos, o verde Hammerite, pintamos também o motor de arranque.


Carter

E no ritmo de manutenção, também fomos trocar a junta do carter, e ao retirá-lo do motor, achamos um trinco!

Reparamos o trinco com epóxi e pintamos também o carter.


Juntas do cabeçote da tampa de válvula

E claro que também trocamos a junta do cabeçote e da tampa de válvula! Isso é que foi revisão de motor!




Recolocando o motor no lugar e alinhando com o eixo


Depois de tudo isso, recolocamos o motor em seu devido lugar e realizamos o arduo trabalho de alinhamento do eixo, agora com altura adequada utilizando os parafusos do coxim!



Motor funcionando!


Comentários

  1. Olá. Vi rapidamente em seu blog, que vcs tem muito carinho pelo barco e vcs mesmos metem
    A mão na massa. Portanto faço uma pergunta: o convés do 345 é de sanduíche? Se positivo, qual é o material do miolo? Grato, e bons ventos. Se puder responder por whatsApp agradeço. +55 21 99963-0470

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