Troca do filtro do separador de água do diesel

Fomos até Ubatuba resolver algumas pendências, as quais ainda estão pendentes, risos e tomamos café da manhã por lá mesmo, que pagamos muito caro, absurdo, por um misto quente feito com pão amanhecido… e regulagem de presunto e queijo…
Enquanto estávamos por lá pensamos, porque não procurar o parafuso do respirador do separador de água? Ubatuba é bem maior que Paraty então acreditamos que seria mais simples de encontrar… Só que não.
Quando falamos separador de água do motor diesel… ouvimos: o que? caminhão ahh tem auto peças de caminhão logo ali… não, é barco… ahh barco… mas lá vai ter, vai lá…
3 lojas depois desistimos e voltamos para Paraty.
Paramos para almoçar no churrasco, onde o PF é simples, com carne de churrasco, e custo R$ 15, muito barato! e bem gostoso!
Lembramos do Garimpo, brechó nautico do seu Pedro e pensamos, porque não? Lá é lugar de coisas velhas e deve ter o parafuso quebrado do respirador.
Como estava em horário de almoço, fomos tomar um café no café do canal, café illy delicioso e voltamos, não sem antes ainda tentar na Paraty Náutica e ouvir um outro o que? motor?? diesel??? separador do que??
Enfim, no brechó quando chegamos e perguntamos se tinha o que queríamos (já estávamos desistindo) ele disse, ahh sim claro, tenho aqui quer ver?
Vários conjuntos iguais aos que te no nosso veleiro, incrível!! vários kits, e ele ainda disse, não, olha aqui eu tenho um incompleto aqui e este parafuso aqui vou te dar. Não peraí, como assim? Não… me fala o preço, faço questão.
Ah que isso, não é nada, isso não vou vender mesmo… Como assim??? Se ele soubesse nossa saga para achar, e que estávamos dispostos até a comprar o kit completo só por causa deste parafuso…
O André ficou muito feliz, e resolvemos que o controle que tinhamos trocado e estava quebrado, demos de presente para ele… Perguntamos se ele poderia vender, ou arrumar aquilo de alguma forma, e ele disse que era dificil, mas aceitou o presente de bom agrado.
Até já sabia o defeito… ahh mas o seu está só engatado ou não? no meio né? que quebrou, ah isso é normal…
Nossa que pessoa incrível, uma experiência impressionante em veleiros, sabe todos os componentes e todos os defeitos que podem dar! Ficamos conversando e ainda conhecendo um pouco mais sobre a história de vida dele! Já morou vários anos em veleiro!
Bem, voltamos para a Tinkerbell e era hora de tirar o parafuso, desmontar o separador, e já que ia ter que desmontar tudo, porque não já trocar o filtro? E foi o que fizemos, não sem antes arquitetar o plano para não derramar diesel para todos os lados.
E tirar o parafuso respirador que estava meio quebrado foi a pior parte, parecia que tinha sido colado, tivemos que usar a parafusadeira manual para tirar de lá!! teve que ser todo desmantelado!!
Agradecemos a dica do seu Pedro: ah se eu fosse você usava um parafuso normal e só cortava ele do lado para ter o respiro… certamente faremos..
Depois de desmontado o kit e montado de novo, agora era a hora de esgotar todo o ar do conjunto e a pera foi a nossa salvadora… não sem antes é claro, ficar por horas bombeando… 

Resultado de hoje: troca do filtro de separarão de agua do diesel efetuada com sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela