Voltando a Paraty levando as bikes dobráveis de SP

Deixamos nosso carro em São Paulo e voltamos de ônibus até Paraty! Já iniciando os preparativos para deixar este lindo pedaço de mar para alcançar outros horizontes!
Nossos amigos João Eduardo e Ana Cristina farão esta primeira travessia conosco, Paraty-Ilhabela, eles prometeram, ao final de muitas cervejas, que gostariam de "realizar a mudança" da casa-barco conosco! Ninguém mandou, agora já era!!

E para comemorar estamos bem preparados, aguardando o tão esperado dia!

Mas voltando a viagem de São Paulo até Paraty, meu querido irmão nos deixou na rodoviária, e lá fomos nós cada um com uma super mochila nas costas, nossa mochila de mão e uma bicicleta dobrável, que compramos em São Paulo, na loja Freecycle do Ibirapuera, que aliás recomendo muito, pois não só os preços são bons, mas também os vendedores, além de muito simpáticos, deixaram a gente testar as bicicletas dando uma volta no quarteirão com elas!

A única reclamação que temos foram as sacolas que ganhamos para guardar as bicicletas, que mal cabiam elas lá dentro (tivemos que fazer um esforço para entrarem) e que rasgaram logo que chegamos em Paraty... Material ruim, rasgou na costura! De fora a fora!!! Afe...

A viagem de Paraty até São Paulo foi através da empresa chamada Reunidas Paulista, que conseguimos inclusive comprar as passagens pela internet, bastando apenas chegar um pouco antes na rodoviária para trocar os vouchers pelas passagens, tudo muito simples e rápido.
A viagem dura cerca de 6 horas e tem duas paradas de 30 minutos, o que eu acho demais... (talvez porque o ônibus ainda siga viagem para Angra dos Reis). A primeira parada na Tamoios, que deixa muito a desejar... não... aliás... é horrível... Um muquifo total, com banheiros sujos, sem papel, torneiras quebradas... Menu sofrível e cenário de dar medo... mesmo assim arriscamos um lanche de mortadela, que depois acredito que tenha nos feito passar mal (realmente não sei onde estávamos com a cabeça, acho que a fome falou mais alto).
A segunda parada, se não for pior que a primeira, não sei dizer... só fui ao banheiro e este também estava em estado deplorável! Sei lá, eles deviam repensar estas paradas...
Mas enfim, a viagem, exceto por estas paradas, foi confortável e sem maiores preocupações.
Chegando em Paraty, pegamos um taxi até a Marina Farol de Paraty, que foi quase o valor da passagem de São Paulo a Paraty, que absurdo cobrar R$ 50,00 por um percurso de 7km... Mas enfim, estamos em Paraty, onde tudo é caro...