Saco do Sombrio - Ilhabela

Nosso ano novo foi super especial. Estamos na Ilhabela e esta época do ano é realmente uma grande loucura por aqui. O pessoal de São Paulo vem até aqui trazer toda a loucura de lá, e fica uma cidade totalmente insana.
Extremamente cheia, trânsitos quilométricos, loucuras no mercado, loucuras nos restaurantes, loucuras no mar... Lanchas em alta velocidade no lugar de ancoragem, jet-skis insanos, perto da praia, perto dos banhistas. Botes lambendo seu barco, fazendo uma marola gigante, enquanto você está cozinhando, enfim... Vamos fugir desta loucura.
Resolvemos ir até o outro lado da Ilhabela. Saímos no dia 30/12 e ficamos a noite ancorados na Armação, próximo a ponta das Canas, já que o vento estava tranquilo. A não ser pelas lanchas que passavam no canal, e as marolas, foi uma noite relativamente tranquila.
Características de ancoragem: O fundo é de lama, e a profundidade em torno de 5 metros, mas não é protegido dos ventos Norte, Nordeste e Sudeste... Ou seja, só ficar por aqui se a previsão de ventos for muito favorável...

No dia seguinte pela manhã, dia 31/12, já levantamos o ferro logo cedo e saímos com destino ao Saco do Eustáquio.
Passamos pertinho da praia do Poço, logo após a praia do Jabaquara, só para conhecermos mesmo, pois lemos no livro do Ceccon que é uma praia muito bonita e boa de ancoragem, com água doce.
Estávamos no motor porque o vento estava bem fraco. Nos afastamos um pouco da costa e abrimos a vela, o vento aumentou um pouco e acabamos por desligar o motor.
Ficamos observando, e pelas nossas contas, havia um número enorme de lanchas lambendo a costa, e parando justamente no Saco do Eustáquio. De longe vimos o lugar extremamente lotado...
Desistimos, passamos direto por ele e fomos em direção ao saco do Sombrio.
Ao chegarmos lá havia apenas uma lancha.
Características de ancoragem: Profundidade de 10 metros!! Maior profundidades que já ancoramos, jogamos cerca de 25 metros de corrente, e ficamos muito surpresos, pois este saco é muito bem protegido, de praticamente todos os ventos! É realmente muito tranquilo, exceto por uma tempestade que caiu e que durou nem 5 minutos, o mar esteve extremamente calmo e sem vento.
Apesar da profundidade, é um lugar perfeito para ancoragem.

Por volta das 18 horas, a lancha que também estava ancorada, foi embora e ficamos apenas nós e os borrachudos, é claro, borrachudos selvagens rs (Dica: Nunca vá sem repelente!)

A virada do ano foi uma das melhores que já tivemos, não teve fogos, não tinha sinal de celular, fomos apenas nós, a lentilha que eu fiz e que logo em seguida acabou o gás e por isso nosso jantar foi patê de atum, salada de lentilha e um Brut Rose Chamdom, que ganhamos dos nossos queridos amigos João e Cris e de sobremesa, leite condensado com coco, pois na verdade foi quando resolvi fazer um beijinho é que o gás acabou no meio do processo :).