Morar em um veleiro na Ilhabela

Antiga Ilha de São Sebastião, que depois virou Vila Bela da Princesa, até se tornar, em 1945 a Ilhabela, realmente faz jus ao nome.
Sempre gostamos da Ilhabela e vínhamos com muita freqüência, e sempre ficávamos no mesmo lugar, Pousada Ponta do Pequeah, que recomendo muito!
Achamos a Ilhabela, a parte os borrachudos, obviamente, uma Ilha encantadora. Quem vem para a Ilha menciona que nem parece Brasil, parece outro país, ouvimos isso de 3 pessoas diferentes que nos visitaram, e é realmente impressionante esta declaração.
Morando em Ilhabela, pudemos perceber e conhecer um pouco mais de seu povo, de suas lindas praias e todo seu encanto. Não só as praias são bonitas, mas tudo funciona, tudo é organizado e contrasta muito com São Paulo, o grande centro que vivi durante minha vida toda.

Navegação
Com relação à navegação, A Ilhabela tem fortes ventos, normalmente de Sudeste/Sudoeste que assustam bastante, e as vezes deixam a balsa fora de funcionamento. Os ventos afunilam no canal, e podem atingir velocidades bem intensas. Foi realmente um grande aprendizado para mim, não posso dizer que sei velejar muito bem, mas posso dizer que aprendi muito no período que fiquei na Ilha.

Foi em São Sebastião também, que eu tirei a minha carteira de Arrais e depois de Mestre, bastante aprendizado realmente.

Ficamos em uma poita na Praia de Santa Tereza, na Marina Lisarb, do sr. Horácio, que fica ao lado do Iate Clube de Ilhabela e por este motivo, relativamente abrigado dos ventos de sudeste / sudoeste, pois o Iate Clube amenizava a chegada do vento, vindo desta direção. Em compensação pegamos alguns ventos bem fortes na poita vindos de Leste ou de Nordeste, mas neste caso não tem muito jeito...

A maioria das poitas ficam no Saco da Capela, que recebem o sudeste / sudoeste diretamente, sendo que a revisão das poitas é muito importante, para que não haja problemas.
Nossa água doce era abastecida pela Marina, que nos trazia a mangueira até a Tinkerbell.
O posto de gasolina fica na entrada no Iate Clube, ou seja, bem perto e era outro lugar onde você pode abastecer seu tanque de água doce.

Para comer
Tanto a praia de Santa Tereza, quando o Saco da Capela, ficam bem perto da Vila, onde há diversos restaurantes e alguns pequenos mercados, onde podíamos comprar comidas /bebidas.

Na vila há uma sorveteria chamada Gelateria Tradizionale, do Domenico, italiano que fabrica seus próprios gelatos da maneira como deve ser, tudo fresco e natural. Nem preciso dizer que ficamos absolutamente viciados neste sorvete, que comíamos praticamente toda semana. Sentiremos falta deste sorvete!

No Pereque, dentro do shopping Ardhentia, no estacionamento, tem o pub, the Old Jack, no estilo bem inglês, onde apenas cervejas são servidas (sem comida), experimentamos verdadeiras cervejas inglesas, que nos fez ficar mais felizes e mais pobres também. Quem nos servia era o Dani, cujas conversas vão deixar saudades também.

Todo mundo diz que melhor para comer é o Cheiro Verde, o restaurante dos velejadores... Mas gostávamos mesmo era de almoçar no Pastel do Zé, comemos verdadeiras delícias lá, como vaca atolada, frango assado, costela com mandioca.... Pratos do dia, que custavam em torno de R$ 20,00 e com cervejas tradicionais (Heineken, Original, Serra Malte, Estrella Galicia) que cobravam preços justos. No meio tempo enquanto moramos lá, o Pastel do Zé virou também padaria, e adorávamos comprar os pães de frios e sonhos.

O Copacabana Beer era outro lugar que costumamos ir, pois tinha Nortena...  E alguns outros pratos mais sofisticados, no entanto adorávamos mesmo o arroz...

A Temakeria da Vila, também nos recebeu com muita freqüência, onde conversamos bastante com a Rosane, que já morou em veleiro, bem como o Takê, que fica perto da peixaria, mais perto da Praia de Santa Tereza, que é do Paulo, surfista.

Na guardaria, que fica na ciclovia, tomamos uma Corona, por R$ 10,00, que achamos impressionante, pois normalmente seus preços são absurdos.

A Mozzarelo Pizzaria tem a melhor pizza da Ilha e muito melhor que muitas que já comi em São Paulo, acho que vai demorar para comermos pizza tão boa novamente! Por isso nos despedimos comendo 1/2 pizza cada um e quase passamos mal depois!

Para fazer grandes compras de mercado, há o Frade, que fica no Pereque, onde é possível encontrar tudo o que é necessário para abastecimento de alimentos e mais um pouco! É um mercado bem grande e com bastante diversidade de alimentos.

Locomoção

Andando de ônibus municipal
O ônibus municipal é realmente impressionante, realmente não importa o quão longe que você esteja dos lugares, basta pegar o ônibus. As linhas tem GPS e você pode observar a chegada/saída do ônibus no aplicativo, instalado no celular chamado Citta Mobi, ou nas televisões instaladas em alguns pontos de ônibus.

Andando de bicicleta
A ciclovia da Ilhabela segue beirando o mar e proporciona lindíssimos cenários, o caminho de bicicleta é diferente do caminho a pé que também é diferente do caminho de carro. Você descobre pontes escondidas e passagens por de trás das casas, beirando a areia.
Usávamos nossa bicicleta para passear e também para fazer compras diversas e fomos várias vezes com ela até São Sebastião também!

Para chegar / sair de Ilhabela, de ônibus para São Paulo
De ônibus é muito mais tranquilo e sem dor de cabeça, foi escolhendo esta opção que fomos à São Paulo, algumas vezes. Pois além de não pagar a balsa, você não precisa ficar na fila, o que de vez em quando poder ser realmente um tormento. O ônibus é disponibilizado pela viação Litorânea e sai da rodoviária do Tietê, diariamente, vários horários ao dia, e para diretamente na balsa, após passar na rodoviária de São Sebastião. Mas se quiser pegar ele na balsa em direção à São Paulo, é preciso comprar a passagem antes diretamente na rodoviária de São Sebastião, ou comprar pela internet e ir até a rodoviária e trocar o bilhete pela passagem, pois na balsa não tem kiosk para trocar a passagem.

Indo ao Hospital
E para completar, eu tive que realizar uma visitinha no hospital, em pleno carnaval, pois estava com uma infecção urinária e precisei de um antibiótico. O hospital fica perto da balsa, e tenho que dizer que fui atendida mais rápido do que muitas vezes que fui em um hospital do meu convênio em São Paulo... O atendimento foi razoável, e é claro que há muitas diferenças na hora de fazer os exames por exemplo, que na rede privada,

Até o momento, morando há quase 2 anos a bordo da Tinkerbell, ainda não visitamos muitos lugares ainda, mas de todos os lugares em que já fixamos por mais de 06 meses, a Ilhabela até agora se apresentou a melhor opção. Estamos indo, mas com um gostinho de saudades, pensando se encontraremos lugares tão bons de se viver quanto a Ilhabela, se outros lugares no mundo também conquistarão nossos corações.