Pintando o fundo da Tinkerbell

De tempos em tempos (o quanto de tempo vai depender do tipo de tinta escolhida) é necessário tirar o barco da água e pintar o fundo com uma tinta venenosa.
O mar é cheio de vida e esta vida adora um casco de um barco, entre outras coisas que ficam na água, esta vida se gruda nas paredes e cria um limo, que atrais outros bichos, cracas que se grudam mais ainda ao casco e que atrai peixes para comê-las e assim se cria um recife!
Entretanto estas cracas são capazes de furar o casco do barco causando pequenas, minúsculas infiltrações que podem causar grandes problemas.
É por isso que periodicamente é necessário mergulhar e limpar o fundo do barco e esta frequencia de limpeza também vai depender do quanto de tempo foi realizada a pintura do barco, pois ela vai se desgastando com o tempo.
A nossa tinta por exemplo, já estava há 3 anos e já não estava sobrando muita coisa, e nas águas de Paraty, mornas e rasas tínhamos que limpar a cada 2 semanas, e 1 mês já era suficiente para atrair um monte de cracas! Por isso tínhamos urgência em pintar...
Mas pintar o fundo é uma baita operação, com um valor bem alto!
Tem o custo de subir o barco com o elevador (a lingada).
Tem o custo da diária da marina no seco.
Tem o custo da tinha.
Tem o custo dos serviços de quem vai pintar.
E tem o custo de nós dormirmos fora do barco, em uma pousada.
E tem o custo do já que.... (Aquela coisa, já que o barco está fora da água, porque não troco os registros? e porque não troco as mangueiras, pinto o piso.... e por aí vai....).
Escolhemos a tinta da International Micron Premium, que dura cerca de 2 anos... E na próxima pintura pensamos em pintar com tinta de cobre, que dura cerca de 10 anos!! Vamos ver...

Todo o serviço demorou 5 dias, subimos o barco na segunda pela manhã e descemos no sábado na hora do almoço. E todos os dias fomos de bicicleta desde o centro de Paraty até a Marina Porto Imperial, que fica na estrada! Foram dias excelentes (exceto pelo primeiro dia que estava chovendo!).
Há a necessidade de remover a tinta já aplicada (não toda, apenas uma parte dela).

 E depois começar a pintar, primeiro com o primer para a tinta aderir, e depois com a tinta propriamente dita.
 O trabalho foi muito bem feito pela Turana, o Cocó e a Juliana. O leme estava cheio de água e por isso foi necessário furá-la para a água sair e foi deixada por último.
 Depois da pintura pronta, as faixas da lateral foram pintas também e ficou excelente!

Agora a Tinkerbell está pronta para voltar ao mar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela