Aventura na não estrada

Hoje seguimos em direção à Cinque Terre. Resolvemos não segui o caminho que o google maps indicou pois não queríamos pegar a auto estrada, ao invés disso queríamos ir pelo litoral, bem devagar apreciando a paisagem.
E apreciando a paisagem fomos tranquilamente por uma avenida paralela a uma estrada secundária, a procura de um restaurante para almoçarmos, até que finalmente, depois de muito andar achamos um restaurante aberto. Tinha até uns carros estacionados na porta e pensamos, oba, tem gente lá dentro!! E quando entramos só tinha a gente e a família que toma conta do restaurante... realmente bizarro. Por aqui vimos várias vezes muitos carros parados nas ruas e nos estacionamentos e ficávamos nos perguntando, cade as pessoas? Pareciam atém cidades abandonadas!
Enfim, paramos para almoçar tranquilamente uma comida muito boa, como sempre!

Partimos para o nosso destino, mal sabendo o que nos aguardava. A chuva que caia com neve já era um anúncio do que ainda estava por vir!
Passamos por Carrara a famosa cidade dos mármores e vimos um monte deles! E também passamos por Pisa, mas resolvemos não descer porque o carro estava cheio de malas e tinha um monte de manos querendo dar uma "olhadinha" no carro... Vimos a torre de Pisa de longe.
Fomos em direção a uma estrada que mostrava no nosso mapa e ao chegarmos lá a estrada estava fechada... Talvez devido a neve ou a chuva que tinha caído no dia anterior. Seguimos então por uma outra estrada secundária até chegar em La Spezia.
Desta cidade tínhamos duas opções, dar uma volta gigante até chegar a autopista ou então seguir pela estrada de Cinque Terre, que beirava o mar. Escolhemos, obviamente a segunda opção.
A estrada já começou não muito boa, quer dizer, a estrada era boa, mas ia percorrendo o morro sem nenhuma proteção nas curvas, fomos com muita cautela...
Só para vocês entenderem as Cinque Terre, são 5 vilas de pescadores antigas, construídas em cima do morro, e realmente foi um dos lugares mais bonitos que visitamos. No começo do caminho estávamos maravilhados com a estrada e com a paisagem e até paramos para umas fotos.
Mas na verdade nós paramos mesmo para o André poder filmar isso:
Era quase um carrinho de montanha russa, e tinha vários no meio do caminho, que desciam morro abaixo, acredito eu para levar carga! Como todo o morro tem vinhedo para todo os lados, imaginamos que deve ser muito útil no época de colheita, mas tem que ter o dom para pilotar a coisa, porque a descida é extremamente ingreme!!!
Bem, continuamos na estrada, cujas condições já não era das melhores até chegar a um ponto onde a estrada estava interditada! Naquele trecho o nosso mapa mostrou uma estrada terciária, que saia lá na frente na estrada que estávamos novamente e por isso seguimos este caminho.
Aqui tenho que dizer que a coisa começou a ficar realmente tensa. A estrada estava aos pedaços, vários pedaços tinham caído morro abaixo e na maioria do caminho apenas um carro passava de cada vez... Tivemos que dar ré muitos metros quando veio um carro na direção oposta...
Seguimos rezando para que as coisas melhorassem e melhor ainda que não nevasse, pois estava extremamente frio e com cara de chuva - neve...
Ficamos tão tensos e tão preocupados que não sabíamos mais se era melhor voltar pelo caminho que tínhamos vindo ou continuar... Não filmamos e não tiramos nenhuma foto, tamanha a tensão... Passamos um sufoco danado e para piorar ainda mais, em uma estrada sem sinalização, sem proteção, e caindo morro abaixo estava começando a escurecer e a cair gotas de gelo...
Quando enfim já estávamos tendo um colapso nervoso chegamos em uma estrada melhor e seguimos viagem até Levanto, que era a cidade que ficaríamos...
Não imagina o alívio que tivemos quando chegamos na cidade... Claro que o dia ainda não tinha que terminar aí, mas no nosso mapa não tinha a rua do hotel que iríamos ficar, e tivemos que ir até o centro da cidade, onde eu desci e fui no centro de informações pedir ajuda.
A moça me explicou direitinho e me deu um mapa e lá fomos nós. Ficamos em um lugar chamado Agriturismo Villanova, que na verdade, se fosse no Brasil diríamos casa no sítio. Pois o lugar na verdade era um sítio e tinha uma casa no meio dele. Ao chegarmos o Giancarlo (acho que era este o nome) disse que nós eramos os únicos hóspedes do lugar e por isso ele fez um upgrade no nosso quarto, apesar de que nós tínhamos reservado o mais barato. Este quarto tinha até uma mini cozinha.
Engraçado que era uma mistura de casa de campo com casa de praia este lugar, pois estávamos literalmente no meio da montanha, mas a praia era ali do lado, e obviamente é o destino de muitos turistas... no verão.
Foi então que eu percebi que na verdade, quando procurei os hotéis estavam todos "lotados" no booking, na verdade mesmo estavam todos de férias! E parecia mesmo que só tinha a gente na cidade!!!
Bem, depois de chegarmos e nos acomodarmos um pouco, fomos jantar na cidade. Achamos um restaurante aberto, ufa! E lá comemos uma anchova com limão que estava uma delícia!
Eu comi um ravioli de peixe humm e o André comeu um ravioli normal rss
E foi aqui que experimentamos pela primeira, e última vez, a panacota (porque não tinha tiramissu) e estava uma delícia!! rs
Uma curiosidade deste restaurante era que apesar de ter umas 3 mesas ocupadas, acreditamos que o garçom que nos atendeu, que também parecia o dono, também era o cozinheiro! Impressionante!