Dia 14 – Córdoba


Acordar bem cedinho e ir andando tranqüilamente até a estação era a nossa meta, mas para variar, como as coisas não acontecem exatamente como planejado, acordamos em cima da hora e fomos obrigados a sair correndo para não perder o trem!
E como corremos, porque fazer uma caminhada de 30 minutos em 15 não é tão simples assim, como disse minha tia, tivemos que esgualepar, para chegarmos a tempo!!! Imagino que esgualepar deve ser algo como ficar com a língua de fora rs.
Precisávamos pegar o trem para Sevilla e então o trem para Córdoba. Viagem de menos de 2 horas... Tranqüilo.
Eu e minha tia fomos escutando meu super mp3 player e ela disse ter gostado das músicas (tenho lá minhas dúvidas rs).
Chegamos na estação de Córdoba, pegamos um mapa da cidade e fomos em busca de aventuras!
Córdoba é uma cidade muito bonita e nela podemos encontrar uma mistura muito grande de monumentos antigos do tempo romano, mulçumano e cristão!

Córdoba Romana
Nossa primeira parada foi na ponte romana, a qual atravessamos até a Torre de la Calahorra, que é um torre do tempo medieval. Nesta torre tem um museu, onde pudemos entrar e conhecer toda a história desta cidade! Desde o tempo romano até a chegada dos mulçumanos, da conservação da mesquita pelos cristãos que dominaram esta cidade até os dias de hoje.
Além da ponte tem alguns outros monumentos do templo romano espalhados por esta cidade e encontrar restos de muralhas e de templos romanos (por incrível que pareça por aqui eu não encontrei nenhum teatro romano! Rs)

Córdoba Mulçumana
A Mesquita que depois virou catedral e hoje é conhecida como mesquita-catedral de Córdoba é um exemplo de que é possível dominar um lugar e não destruir tudo para a construção de novos templos. O Rei Afonso alguma coisa não permitiu que esta mesquita fosse destruída, mas ao invés disso construí a sua igreja junto a ela e ao redor dela! Uma mistura muito interessante de história e culturas!
Andando pela cidade nós pudemos encontrar além restos muralhas, sinagogas e banhos árabes, deste tempo que vai do séc VIII ao séc XIII.
Entrando em uma casa Andalusi me senti num verdadeiro oásis no deserto, acho que nem preciso dizer qual a temperatura local... preciso?? Uma casa com porão (minha tia até disse que era numa casa assim que o Bin Laden estava escondido rss, mas realmente o porão que tem na casa é impressionante!!)

A fonte
Eu nem acreditei quando vi, porque eu tinha ficado muito impressiona com a fonte que sai água do chão em Lyon, mas por aqui eu encontrei o mesmo tipo de fonte, que não só sai água do chão como espirra bem mais alto! Fui obrigada a tirar uma foto para mostrar para o Malaquias hehehe.

Nós andamos muito por esta cidade e estava (creio eu) mais quente que outros dias, porque eu realmente estava sentindo isso, já não estava mais conseguindo andar! Cada fonte era uma parada para se refrescar...
Mas assim me impressionei ao chegar no ponto e observar o letreiro dizendo: faltam 5 minutos para o ônibus chegar... 4 minutos...3... 2... 1... o ônibus está se aproximando!! Que impressionante!Uma coisa que eu esqueci de mencionar no começo, não sei bem se eu tenho cara de guia de informações ou o que, mas as pessoas sempre vêm me pedir informações! Desta vez a mulher me perguntou onde era o posto de informações em inglês!! Será que eu ganharia uma grana cobrando por isso??

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela