Dia 4 – Château de Versailles


Um dia inteirinho para o Palácio de Versailles, e ainda sim foi muito pouco e causou muitas dores nos pés!
Finalmente um dia bem quente! Inacreditavelmente pude até colocar uma bermuda, que verão impressionante!
Hoje, temos uma companheira de jornada: a Camila. Brasileira também, ela faz parte do grupo da física que foi para lá junto com o Malaquias.
Uma pessoa muito legal! Adorei!
Depois de ficar na fila por um bom tempo e sermos impressionantemente levados a uma outra fila bem menor por uma pessoa que provavelmente achou que éramos franceses (claro que não eu rs), conseguimos entrar! Lembro da Camila ter ficado extremamente feliz com atitude do rapaz que veio falar conosco, no meio de uma fila enorme cheia de turistas, se comunicando em francês!
Compramos o bilhete para a visita a todos os lugares!
É indescritível a sensação que este lugar causa, todos os seus cômodos e todos os seus jardins e todos os seus salões, tudo com uma riqueza inigualável. Um luxo e um poder que não encontrei em mais nenhum outro lugar.
Foi construído por Luis XIV no séc XVII e conhecemos a porta pela qual a rainha fugiu na guerra!
Além do Palácio em si também há o gigantesco jardim, com seu lago e suas flores e suas fontes e suas esculturas.
Não só isso também encontramos o Grand Trianon, que era a casa de verão do rei! Igualmente majestosa, mas bem menor é claro, e com uma decoração diferente, um pouco mais clara, própria para o verão!
Em seus salões havia quadros das fontes que encontramos nos jardins, com imagens de deuses olhando os jardins os castelos e as fontes, tal grandiosa foi a beleza da criação humana por Luis XIV!
Nem preciso dizer que por lá mesmo fizemos nos pic nic, muito comum e descansamos um pouco de nossa caminhada, para variar sempre estávamos bem cansados de tanto andar! E ainda sim, não conseguimos vê o pequeno Trianon e descobrir mais fontes pelos jardins, porque já estávamos caminhando a horas e horas!!

Indo embora
Hora de ir embora, e mais uma caminha até o trem, nossa sina foi caminhar e caminhar e caminhar!
O Palácio de Versailles fica na cidade de Versailles que é um pouco afastada de Paris, mas é mais próxima da cidade onde estávamos, e por isso mesmo, teoricamente demoraríamos menos para chegar lá, seria necessário apenas uma baldeação e poucas estações de trem...
Estava tudo em seu tempo e dentro do previsto, pois esta noite faríamos a viagem para Lyon e nosso trem sairia de Paris as 11:57hs.
Mas (sempre tem um mas) chegamos na estação de trem e vimos que teríamos que esperar pelo trem por pelo menos 40 minutos (ahh em cada estação mostra quanto tempo cada trem vai demorar para passar!) e tivemos que ficar esperando...
Neste dia eu descobri que os cachorros são permitidos de andar no trem, pagando meia passagem!! Fiquei impressionada! O cachorro que pegou o trem conosco era enorme!

O trem chegou... e descemos na estação para fazer mais uma baldeação! E adivinhem... Nosso trem só chegaria daqui a 20 minutos, só pode ser brincadeira! Se antes estávamos com o tempo sobrando agora estávamos percebendo o tempo se apertar!
Mas ainda havia tempo, só que teríamos que arrumar nossas coisas e comer bem mais rápido.

Correndo para pegar o trem para Lyon
Subimos as ESCADAS e chegamos esbaforidos lá em cima! Arrumamos nossas coisas rapidamente e jantamos um miojo, pois agora nosso tempo era curto. Haviam chances de se perder o trem! Olhando o horário na internet percebemos que se tudo ocorresse bem chegaríamos a tempo, com uma folga de mais ou menos uns 2 minutos!!!!
Agora tínhamos que correr!!
No caminho até as escadas o Malaquias descobre estar esquecendo seu passaporte e volta correndo enquanto eu espero com a mala!
Descemos as ESCADAS correndo!! E já sem fôlego chegamos lá embaixo, a tempo de pegar o trem.
Esperamos, esperamos e tensos pensávamos se daria tempo de não perder o trem para Lyon...
Descemos no metro e ainda tínhamos que fazer uma baldeação, não sei como conseguimos, corremos e corremos naquelas esteiras e escadas, e pegamos o metro... esperando e esperando chegamos na estação de Lyon com uma folga de 5 minutos!! Só que não sabíamos onde o trem sairia, e mais uma vez corremos! E antes de entrar no trem, ainda tínhamos que validar o bilhete!! Mas enfim, estávamos no trem, sentados, cansados e esbaforidos, mas rindo, pois havia dado tempo!As 11:57hs o trem fecha as portas e partimos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela