Dia 5 - Lyon

Passaríamos a noite inteira viajando, chegando em Lyon apenas pela manhã, lá pelas 6 da manhã. Desta maneira, além de economizarmos com o trem, também economizamos um dia de estadia!
Não que não tenha sido extremamente cansativo, já que eu realmente não consigo dormir em trens, aviões e etc.
Chegamos na cidade e já na estação de trem pegamos o mapa da cidade. Como tudo não pode ser tão simples assim, o Malaquias esqueceu o papelo com os dados do hotel! Telefone endereço. Felizmente ele lembrava o nome do hotel e a rua. Ufa!
Procuramos no mapa e encontramos! Ficamos bem felizes ao saber que ficava no centro! Pegamos o metro e fomos direto para lá... Ruas desertas, aparentemente só nos dois na rua e o dia já estava claro!!



Hotel
E é claro também que não poderíamos nos livrar de escadas tão facilmente assim. Ao chegarmos no hotel, o senhor da recepção, nos comunicou que haviam pessoas no quarto que havíamos reservado, mas que tinha um quarto livre no quinto andar!! Ainda nos disse que não teríamos problemas pois éramos jovens!
Nossa, estávamos tão cansados que aceitamos o quarto! Mas nossa! Putz 5 andares de escada! É uma sacanagem o que o destino faz conosco! Rs
Exaustos entramos no quarto dormimos por umas poucas horas...
Hora de levantar e passear!

Lyon
Com o mapa na mão traçamos nosso roteiro, percebemos que muitas atrações estariam fechadas, pois era segunda!!! De qualquer maneira, andar pela cidade foi algo realmente fantástico.
O que dizer de Lyon? É uma cidade encantadora! Fantástica, uma verdadeira cidade museu! Realmente difícil descrever a sensação que esta cidade me causou, suas ruas, cada entradinha para as torres (chamadas “Traboules”, passagem que levam a parte velha de Lyon). Você pode encontra-las por toda parte!
Esta cidade causou –me uma sensação de volta a um passado distante, ao olhar as ruas e imaginar como seria a vida das pessoas que passaram por aqueles pequenos corredores. Quantas vidas e quantas gerações e quantos acontecimentos!
Almoçamos Fogazza em uma padaria e é verdade! A mulher pegou o pão com a mão! A mesma mão que pegou a grana! Nossa!!
Andamos pela cidade, pela ponte pelo seu teatro romano, e em cada buraco que podíamos entrar!

Teleférico subterrâneo
Vimos no mapa que havia um teleférico para subir na catedral lá em cima! Então resolvemos que seria interessante ir de teleférico, mas nós saímos procurando o teleférico e não encontramos, ao invés disso, no ponto indicado encontramos um metrô (chamado de funiculaire) que era subterrâneo! Compreendemos que este seria o tal teleférico!

Vista de cima
Eu olhei de cima para a velha Lyon e mal pude conter minha emoção. O que estava diante de meus olhos era uma verdadeira obra de arte! Nossa máquina digital não seria capaz de registrar aquela imagem que está para sempre na minha lembrança.
Compreendi um pouco mais do que é viver, compreendi que só eu estava vendo aquela imagem, que jamais poderia explicar o que eu senti diante daquilo. Compreendi que só você é responsável pela sua felicidade e que só você sente e vive sua vida! Não pensei em mais nada e naquele momento eu só queria estar ali.
Me emociona lembrar, me emociona pensar desta maneira, sei que foi um ponto de ruptura, sei que compreendi muitas coisas, não que isso já não estivesse eu mim, não que eu já não soubesse, mas sei que não quero largar mais este sentimento...

Cidade da Luz
Lyon é emocionante inclusive a noite, a cidade inteira iluminada é maravilhosa. Sem palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia dos Vagabundos - Paraty

Faíscas saindo do motor - Reparo no motor de arranque

Travessia Paraty - Ilhabela